segunda-feira, 19 de maio de 2008

Viagem do Conhecimento- Olimpíada de Geografia


Foram prorrogadas até o dia 05 de agosto as inscrições para o Desafio National Geographic Brasil/Viagem do Conhecimento. Obtenha mais informações e inscreva a escola no site:

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Jogo 1808 - A Aventura Real


Esse jogo aborda de maneira ludica o desenrolar do embate que opôs as duas maiores potências ocidentais da época – França e Grã-Bretanha – afetando todo o continente europeu, com conseqüências para suas colônias. O jogo abrange o período que vai da Revolução Francesa, passando pela ascensão de Napoleão Bonaparte, até a transferência de D. João e da Família Real para o Rio de Janeiro.
Com um tabuleiro ilustrado, 36 cartas, cartão de perguntas e brasões, 1808 – A Aventura Real apresenta, de forma divertida, os principais momentos dessa história que resultou em grandes transformações para o Rio de Janeiro e pavimentou o caminho para a independência do Brasil. O jogo foi criado e produzido pela equipe do PORTAL MULTIRIO/Núcleo de Tecnologia da Informação e Gerência de Pesquisa e Documentação da MULTIRIO, com a supervisão da Comissão para as Comemorações da Chegada de D. João e da Família Real ao Rio de Janeiro.


Clique aqui para baixar e imprimir '1808 – A Aventura Real' em PDF. O arquivo do jogo é adequado tanto para impressão colorida quanto para em preto-e-branco.


A Vinda da Familia Real


Vale a pena conferir o projeto desenvolvido pela Escola Antenor Nascentes, de Anchieta, publicado pela Revista Nós da Escola, da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.
O projeto pedagógico recebeu o nome "De Dom João ao João Dom" e pretende traçar um panorama do que foi o país na época da chegada da família real ao Brasil e que reflexos daqueles momentos podem ser sentidos até os dias de hoje.

Professor, o importante é vislumbrar esse projeto como uma possibilidade a ser adaptada e colocada em prática na sua escola!
Acesse a matéria "Imagens que contam história", que fala sobre o projeto, pelo site: