sábado, 23 de agosto de 2008

Especialização em Geografia

A Universidade de Caxias do Sul está promovendo o Curso de Especialização em Geografia: Espaço, Sociedade e Natureza. O objetivo é capacitar os participantes para uma atuação mais eficaz nas organizações privadas e públicas, em especial as de ensino, nos estudos da natureza, contribuindo para o desenvolvimento de uma práxis sustentável.
Para obter mais informações acesse:
http://www.ucs.br/ucs/posgraduacao/latosensu/caxiasdosul/geografia_espaco/apresentacao

sábado, 16 de agosto de 2008

Cidadania e Direitos Humanos

O professor Paulo E. Pappen, da EMEF Tancredo Neves, preocupado com a realidade e as perspectivas de seus alunos, desenvolveu um projeto de valorização da vida e respeito às diferenças. Segue o relato do professor:


"A partir do estudo sobre afro-descendentes e suas constribuições com a sociedade brasileira, tentei mobilizar os alunos da sexta série para, entre outras coisas, se perceberem como brasileiros, filhos e herdeiros de uma misicigenação cultural, física e religiosa ainda em formação. Identificamos o mapa do continente africano, destacando os países de onde saiu a mão-de-obra escrava para o Brasil. Construímos uma árvore genealógica até a ramificação dos avós. Lembramos alguns temperos, pratos, rituais e crenças religiosas. Comentamos sobre a capoeira e sobre a discriminação racial e econômica ainda presente entre nós. Questionei os contrastes regionais, os estereótipos, revisitando temas como escrevidão e lutas pela liberdade, até chegar aos dias atuais, ao tema Cidadania. Nas aulas de ensino religioso, houve certa continuidade desses temas: diversidade, drogas, educação, cultura, trabalho, participação, família, cidades e territórios, que são "bandeiras" levantadas pelos jovens de hoje e que tocam nossos alunos nas conversas de rua e de esquina. Em sala de aula, eu pretendia sair do senso comum e desenvolver a habilidade de opinar. Quem tem opinião, raciocina, pensa, busca mais informações e mobiliza forças em seu interior que poderão fazê-lo mudar. Faz isso quando está sozinho, confrontado ou em situações de discriminação, como mostra a aluna Marciele em seu poema:".


A MARCA DE UMA LÁGRIMA (Marciele, turma 64)


Era metade de mim.


Era pedaço inocente.


Pois eu era quase nada


E pensava que era gente.


Antes de ti


Eu nem sabia sequer.


Fui metade de mim mesma.


Fui pedaço de mulher.


Hoje sou ré, sou culpada.


Sou o sul e sou o norte.


Confesso o meu crime de vida:


Dar luz em vez de morte.


A seguir, veja algumas produções dos alunos:





Direitos Humanos

No dia 10 de dezembro de 2008 estaremos comemorando os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Este tema é um "prato cheio" para o trabalho em sala de aula, pois cabe a nós, professores, problematizarmos as situações que se apresentam diariamente e que ferem esses direitos. A área de sócio-históricas tem um papel de destaque nesse aspecto, pois nos permite contextualizar os avanços e os retrocessos que ocorreram nos diferentes tempos e espaços, no campo dos direitos humanos, para que possamos transformar o presente.
No site http://www.direitoshumanos.gov.br/60anos , traz um material bastante rico para ser explorado em sala de aula, inclusive com vídeos para fazer download. Veja um dos vídeos disponíveis.

domingo, 10 de agosto de 2008

II Guerra Mundial

O professor Antônio Leite, da EMEF Ramiro Pigozzi, disponibilizou uma apresentação de slides sobre o avanço das tropas de Hitler e Mussolini e a retomada dos territórios pelos Aliados (na barra ao lado). Houve distorção na hora de converter de formato apresentação para formato de vídeo, pois o material foi feito em várias camadas. Caso queiram a apresentação na íntegra, com todas as etapas, deixem uma mensagem no espaço dos recados, que estarei enviando por e-mail. É muito interessante e de fácil compreensão para os alunos

2ª Guerra Mundial
View SlideShare presentation or Upload your own.