Sequência didática a partir do livro “Menina bonita do laço de fita”
1) Apresentar a história à classe, contando-a, sem mostrar o livro;
2) Pedir às crianças que dêem um título à história ouvida, escrevendo as sugestões apresentadas;
3) Falar sobre a autora e fazer referências às suas outras obras;
4) Comparar os títulos sugeridos ao original e questionar o que eles acharam do título dado pela autora. De qual nome eles gostaram mais e a partir disso, mostrar às crianças que nem sempre temos a mesma opinião, mas que é importante que se aprenda a respeitar todas as opiniões;
5) Mostrar a capa para os alunos, fazendo questionamentos sobre a ilustração: A cor da pele da menina, do coelho, o cabelo da menina, como é o olhar o coelho, qie sentimento ele expressa, ...;
6) Ler o livro para os alunos, parando em cada página e mostrando as imagens e destacando as palavras e expressões que valorizam a menina: “Ëra uma vez uma menina linda, linda. Os olhos dela pareciam duas azeitonas, daquelas bem brilhantes. Os cabelos eram enroladinhos e bem negros, feitos fiapos da noite. A pele era escura e lustrosa, que nem o pêlo da pantera negra quando pula na chuva”. Os adjetivos além de evocar os aspectos positivos e a beleza natural da menina, aguçam o imaginário infantil e eleva a auto-estima. Perguntar aos alunos se eles têm idéia de por que o coelho quer ter a cor da pele da menina? Salientar que, além de bonita, a menina é muito esperta e criativa pois sempre tem uma solução para o coelho. Outro questionamento que pode ser feito é sobre a aparência da mãe.
7) Aproveitar a descoberta do coelho “sobre com quem a gente se parece” e perguntar aos alunos com quem eles acham que se parecem. Esse questionamento pode levar a outras atividades:
a) Entrevistar pais para saber com quem se parecem e apresentar os resultados. Por exemplo: minha mãe diz que meus olhos são parecidos com os dela, mas meus cabelos e a minha boca são como os da minha avó;
b) Os alunos, em duplas, fazem o retrato do seu colega;
c) Com o retrato em mãos, o aluno irá apontar com quem se parece: usar as respostas da entrevista da letra “a”. Poderá utilizar setas ou utilizar uma legenda;
8) Pedir para as crianças que desenhem:
a) A menina do laço de fita e a mãe;
b) O coelho e sua nova família;
c) Suas famílias.
9) Organizar uma roda de conversas e reler o trecho: “O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto em toda a vida. E pensava: -Ah, quando eu casar quero ter uma filhinha pretinha e linda que nem ela”. Questionar:
a) O que é ser bonito?
b) Quais são os padrões de beleza presentes no livro?
c) O que é preciso para ser bonito?
d) O que aconteceria se existissem um único padrão de beleza?
Ressaltar a importância das diferenças.
· Outra sugestão de trabalho com essa obra está no site:
www.grubas.com.br/.../bolandoAula/65/5.%20Trabalhando%20a%20consciência%20negra%20desde%20cedo.doc
2) Pedir às crianças que dêem um título à história ouvida, escrevendo as sugestões apresentadas;
3) Falar sobre a autora e fazer referências às suas outras obras;
4) Comparar os títulos sugeridos ao original e questionar o que eles acharam do título dado pela autora. De qual nome eles gostaram mais e a partir disso, mostrar às crianças que nem sempre temos a mesma opinião, mas que é importante que se aprenda a respeitar todas as opiniões;
5) Mostrar a capa para os alunos, fazendo questionamentos sobre a ilustração: A cor da pele da menina, do coelho, o cabelo da menina, como é o olhar o coelho, qie sentimento ele expressa, ...;
6) Ler o livro para os alunos, parando em cada página e mostrando as imagens e destacando as palavras e expressões que valorizam a menina: “Ëra uma vez uma menina linda, linda. Os olhos dela pareciam duas azeitonas, daquelas bem brilhantes. Os cabelos eram enroladinhos e bem negros, feitos fiapos da noite. A pele era escura e lustrosa, que nem o pêlo da pantera negra quando pula na chuva”. Os adjetivos além de evocar os aspectos positivos e a beleza natural da menina, aguçam o imaginário infantil e eleva a auto-estima. Perguntar aos alunos se eles têm idéia de por que o coelho quer ter a cor da pele da menina? Salientar que, além de bonita, a menina é muito esperta e criativa pois sempre tem uma solução para o coelho. Outro questionamento que pode ser feito é sobre a aparência da mãe.
7) Aproveitar a descoberta do coelho “sobre com quem a gente se parece” e perguntar aos alunos com quem eles acham que se parecem. Esse questionamento pode levar a outras atividades:
a) Entrevistar pais para saber com quem se parecem e apresentar os resultados. Por exemplo: minha mãe diz que meus olhos são parecidos com os dela, mas meus cabelos e a minha boca são como os da minha avó;
b) Os alunos, em duplas, fazem o retrato do seu colega;
c) Com o retrato em mãos, o aluno irá apontar com quem se parece: usar as respostas da entrevista da letra “a”. Poderá utilizar setas ou utilizar uma legenda;
8) Pedir para as crianças que desenhem:
a) A menina do laço de fita e a mãe;
b) O coelho e sua nova família;
c) Suas famílias.
9) Organizar uma roda de conversas e reler o trecho: “O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto em toda a vida. E pensava: -Ah, quando eu casar quero ter uma filhinha pretinha e linda que nem ela”. Questionar:
a) O que é ser bonito?
b) Quais são os padrões de beleza presentes no livro?
c) O que é preciso para ser bonito?
d) O que aconteceria se existissem um único padrão de beleza?
Ressaltar a importância das diferenças.
· Outra sugestão de trabalho com essa obra está no site:
www.grubas.com.br/.../bolandoAula/65/5.%20Trabalhando%20a%20consciência%20negra%20desde%20cedo.doc
Um comentário:
Ótimas sugestões. Há também o avental com os personagens dessa história.
Beijos
Carla
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