quarta-feira, 30 de abril de 2008

SUGESTÕES DE ATIVIDADES


As atividades propostas foram adaptadas dos roteiros escritos pelas professoras Gabriela Amaral, com consultoria da professora Maria Aparecida Bento.

“A publicidade, os filmes do cinema, as novelas da TV, a literatura, as histórias em quadrinhos ... São muitos os canais que bombardeiam nas nossas cabeças. A idéia de ser branco é sinônimo de riqueza, beleza, inteligência, sucesso. Claro que hoje já conseguimos perceber um crescimento de exemplos positivos do negro na mídia, mas estas iniciativas, embora válidas ainda são minoria.
(...) Na construção de um imaginário positivo para os brancos e de um imaginário negativo para os negros se manifesta muito mais do que a gente imagina, com grande impacto para a auto-estima de negros e brancos e para a convivência de todos. Agora, imagina quando estas informações chegam quando as pessoas ainda estão em fase de formação ...”

· Trabalho com o imagináriodo branco e do negro:

1) Selecione uma quantidade de recortes de pessoas brancas e negras em diversas situações de vida e de trabalho;
2) Na mesma quantidade selecione imagens de casas de alto, médio e baixo padrão;
3) Distribua as mesmas figuras (pessoas/casas) aos alunos, divididos em grupos de no máximo quatro integrantes, e peça que “liguem os pontos”, ou seja, diga quem, na opinião deles, moraria em qual casa. Proponha que discutam primeiramente dentro do grupo e, em seguida, com toda a classe.

· Peça para os alunos trazerem fotos/imagens de seus ídolos. Em grupos peçam para eles montarem murais com essas imagens, escrevendo o porquê dessa escolha. Num segundo momento verifiquem com eles se estão presentes personalidades negras, indígenas, orientais e brancos. Promova um debate orientado pelos seguintes questionamentos:

1) Em que proporção cada uma dessas etnias aparece?
2) Em qual área/profissão se destacam?
3) Por que isso acontece?

Nenhum comentário: