ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CALDAS JÚNIOR
Projeto INTERDISCIPLINAR: Revolução Industrial – Visita à empresa VIDROFORTE
Turma 72
Professores participantes
Deise: História
Deise: História
Márcia: Ciências
Maria Lúcia: Português
Objetivos
-Compreender o processo de industrialização do século XVIII (Rev. Industrial) a partir da visita a fábrica da Vidroforte;
-Identificar várias etapas de uma linha de produção;
-Perceber as mudanças na forma de produção;
-Entender como é fabricado e transformado o vidro;
-Reconhecer a importância da tecnologia e da máquina em substituição ao serviço manual;
-Valorizar o trabalho manual;
-Relacionar a empresa e sua influência na cidade e no país;
-Identificar a busca do conhecimento para uma melhor compreensão do mundo;
-Relacionar a interação com o ambiente e a preservação da vida;
-Desenvolver a postura para a curiosidade, o interesse, a organização de informações e responsabilidade.
-Compreender o processo de industrialização do século XVIII (Rev. Industrial) a partir da visita a fábrica da Vidroforte;
-Identificar várias etapas de uma linha de produção;
-Perceber as mudanças na forma de produção;
-Entender como é fabricado e transformado o vidro;
-Reconhecer a importância da tecnologia e da máquina em substituição ao serviço manual;
-Valorizar o trabalho manual;
-Relacionar a empresa e sua influência na cidade e no país;
-Identificar a busca do conhecimento para uma melhor compreensão do mundo;
-Relacionar a interação com o ambiente e a preservação da vida;
-Desenvolver a postura para a curiosidade, o interesse, a organização de informações e responsabilidade.
Operacionalização (levar material para anotações)
Os alunos deverão observar na visita:
Ø Condições ambientais (local arejado limpo...)
Ø Etapas de produção (organização, seqüência...)
Ø Divisão do trabalho
Ø Máquinas
Ø Funcionários (concentração, uniforme, material, equipamentos de produção e proteção).
Desenvolvimento:
Visita à fábrica 07/05
Laboratório de informática (ciências-slides “reciclar na escola”)
Comentários na sala de aula
Avaliação
Português e História
- Relatório sobre a visita com os itens: surgimento do vidro, empresa, etapas da produção, funcionários, aspectos gerais;
- Elaboração de um texto onde o aluno deverá colocar-se no lugar de um funcionário e descrever um dia de trabalho.
Ciências
-Conhecer e usar os conteúdos envolvidos no projeto relacionando-os com a realidade;
-Ler e interpretar as questões propostas;
-Relacionar o que aprendeu na sala de aula com o seu dia a dia;
-Interagir o conhecimento no campo da pesquisa com o real;
- Relatório sobre a visita com os itens: surgimento do vidro, empresa, etapas da produção, funcionários, aspectos gerais;
- Elaboração de um texto onde o aluno deverá colocar-se no lugar de um funcionário e descrever um dia de trabalho.
Ciências
-Conhecer e usar os conteúdos envolvidos no projeto relacionando-os com a realidade;
-Ler e interpretar as questões propostas;
-Relacionar o que aprendeu na sala de aula com o seu dia a dia;
-Interagir o conhecimento no campo da pesquisa com o real;
Nenhum comentário:
Postar um comentário