PROJETO INTEGRADO: Roda de leitura: Lampião e Lancelote
Bibliotecária: Eloir Alves Fernandes
Professoras: Deise Angélica Pasquali Bascheira - História
Maria Lúcia Cavalli – Língua Portuguesa
Justificativa
Desenvolver o gosto e o prazer da leitura a jovens de sétima e oitava série do ensino fundamental.
Objetivo geral
Contribuir com o processo de formação do leitor.
Objetivos específicos
- Oportunizar aos alunos contato com obras literárias que tratam de temas históricos;
- Incentivar os alunos a perceber a leitura como uma atividade prazerosa. De degustação do texto, das formas de expressão, etc;
- Convidar os alunos a retirarem livros e freqüentarem a biblioteca pública municipal;
- Apresentar a eles um livro, que recebeu três prêmios da Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil /FNLIJ em 2007;
- Verificar se jovens gaúchos do interior, conseguem perceber a beleza deste texto literário, escrito numa forma que não é muito familiar, independente de ser ou não o estilo de coisas que gostem de ler. O jovem do RS até curte as trovas e palladas, mas às vezes é avesso à literatura de cordel;
- Propiciar a fruição de um trecho da obra "Lampião e Lancelote", de Fernando Vilela;
- Contribuir para a ampliação da visão de si mesmo e do mundo, pelo compartilhamento da leitura.
Operacionalização
Os participantes recebem cópia do trecho da obra que será lida (Lampião e Lancelote, de Fernando Vilela, Editora Cosac Naify) para acompanhar a leitura em voz alta do leitor-guia. (Eloir) - aproximadamente 15 minutos.
Após a leitura, 30 a 40 minutos tempo para as intervenções dos alunos.
Metodologia: roda de leitura, baseada na proposta de Suzana Vargas (Estação das Letras/Rio de Janeiro).
Leitura e escuta do trecho escolhido, seguido de observações e comentários dos participantes sobre o material lido, relações deste com outras obras e com a realidade e sobre o autor.
Avaliação
Individual – Elaboração de uma história EM QUADRINHOS;
Grupo-Criação e apresentação de uma música (Rap – pagode – gospel-sertaneja);
Grupo - Dramatização de uma parte do texto e apresentação no palco da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário